terça-feira, 22 de novembro de 2011

2.3 e 2.4 - Conceituando hipertexto

O site da Wikipédia traz uma explicação clara a respeito do Hipertexto, referindo-se a ele como sendo um termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda às informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro ‘’S/Z’’. Nova Fronteira (1992), o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.
Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, que em português significa "rede de alcance mundial" (também conhecida como Web e WWW); é um sistema de documentos em hipermídia (reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação que são interligados e executados na internet).
Os hipertextos podem e são incorporados na prática profissional e educacional de maneiras variadas. A utilização deles em planejamentos e elaborações de aulas é constante, assim como foi explorado na atividade deste texto para o Curso das Tics, como explicitado nos parágrafos acima. A curiosidade e a vontade de aprender, conhecer, estudar temas são os termos em questão que nos faz pesquisar cada vez mais utilizando-se desta forma de linguagem.
Nas aulas de laboratório também podemos nos utilizar dos hipertextos, quando levamos nossos alunos a pesquisar temas dentro de nossas disciplinas ou até mesmo de outras. Isso ocorre naturalmente e a curiosidade os leva a interligar-se com textos dentro dos textos em que estão buscando. É uma forma de aguçar seus desejos de busca e de provocar a aprendizagem de forma autodidata e prazerosa.
Portanto, qualquer interesse que tivermos seja ele profissional, de lazer, de compras, educacional, enfim, os hipertextos vão estar presentes e vamos fazer uso deles, pois tornam boa parte de nossas vidas, prática e rápida.
Este trabalho foi feito através de pesquisa no site da Wikipédia, em 16 de outubro de 2011 às 18:26 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário